VERÃO 40 GRAUS
O verão costuma ser sinônimo de sol, praia e calor.
Nesta época do ano, é comum que as pessoas desejem exibir um corpo perfeito.
O bronzeado é a cor do verão, mas precisamos ter cuidado pois a pele queimada não é característica de aparência saudável.
A ação dos raios solares sobre o corpo desprotegido tem consequências sérias. Além do envelhecimento precoce CORRAM DESTE RISCO, o câncer de pele pode parecer uma ameaça distante, mas as queimaduras são riscos iminentes que podem estragar as suas férias na praia.
Então não existe outra saída a não ser se prevenir.
Em primeiro lugar não podemos esquecer a HIDRATAÇÃO.
Ingerir bastante líquido pelo menos 2 a 3
litros. Abuse da água, suco de frutas e da água de côco.
Os hidratantes também são personagens importantes no cuidado com a pele durante o verão. Alguns ingredientes presentes em sua composição como: a glicerina, o propilenoglicol (que são capazes de captar as moléculas de água do ambiente), os lipídeos e silicone (formam um filme protetor na pele).
Escolha o hidratante certo.
Uso de fatores de proteção vão desde o uso de chapéu, óculos, boné, viseira até o rotineiro filtro solar.
O uso do filtro solar é recomendado a partir dos seus meses de idade.
Use um fator de proteção solar (FPS) 15 ou maior. Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS 25 ou maior.
O filtro solar deve ser aplicado, cuidadosamente em todo o corpo, 20 a 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol, assim sua ação terá maior eficácia pela estabilidade que irá ter na pele.
Passe o filtro solar também sobre as cicatrizes, pois quando recentes elas podem se tornar escuras com a exposição ao sol, e quando antigas ao desenvolvimento de tumores de pele.
A pele leva 2 a 3 dias para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá a cor bronzeada à pele. Ficar muito tempo no sol em um mesmo dia, não acelera o bronzeamento, só causa queimaduras.
Evite banhos quentes, eles ressecam a sua pele.
LEMBRE-SE: O efeito da radiação solar na pele é cumulativo, ou seja,
danos como manchas,
envelhecimento precoce, pintas e câncer da pele só se manifestarão
alguns anos
depois. PREVINA-SE JÁ!
Temos uma dermatologista amiga de "plantão" aqui no blog: Dra. Mecciene Mendes portanto se você tiver alguma dúvida, pode perguntar, teremos o maior prazer em atendê-la.
Giovanna Lustosa
Giovanna Lustosa